O aprendizado das Ciências para ser significativo ao aluno, precisa ser vivenciado na prática o que ele viu na teoria. Trabalhar com laboratório de ciências é algo bastante prazeroso. Grande parte de minha vida passei dentro do laboratório de Ciências, numa sala ampla, arejada e com bancadas nos arredores. Nele, as atividades eram realizadas em cinco mesas de quatro lugares cada. Contávamos com a colaboração de uma aluna "Silvana", na organização, entrada e saída de materiais, utilizados nos experimentos que depois de limpos, retornavam para a sala de preparo do laboratório. Jamais, me esquecerei de sua dedicação e amor para com a escola, ainda menina tão pouca idade mas, cheia de responsabilidades. Nossas aulas para os alunos era a preferida, depois da Educação Física. E o sucesso de tudo isso, não foi pelo fato de sermos uma equipe coesa, mas de sentirmos o apoio dos dirigentes da escola. O laboratório apresentava uma infra-estrutura de dar inveja a maioria das escolas estaduais. Para as nossas aulas contávamos com reagentes, vidrarias, microscópios e lupas elétricas. Uma bancada e microscópio, individual para o professor. As aulas duplas eram oferecidas para duas turmas de 20 alunos, divididas entre dois professores. No laboratório atendíamos alunos de 5ª, 6ª,7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Ali, de fato, os alunos vivenciavam na prática, o que aprendiam. E nós professoras: Thaís, Helena , Rosália, Irene, Vanda e eu. Fomos dedicadas e comprometidas com nossas aulas, seguíamos o combinado, durante o horário de módulo, onde estabelecíamos os objetivos de nossas aulas e as atividades práticas com que iríamos trabalhar; Destacando na na lousa, o objetivo de nossa aula, após discutirmos com os alunos a nossa proposta de trabalho. Acreditávamos que tudo isso favorecia o bom andamento da aula. O combinado passava a ser regra e o compromisso se tornava ainda, mais sério, por parte deles. Éramos cúmplice no processo ensino-aprendizagem. Nós, professoras, aprendemos a planejar nossas atividades em cada semana, cada uma dando sua contribuição na melhoria do ensino, tornando-o cada vez mais, atrativo e significativo aos alunos.
Sempre que possível nossas reuniões, eram alegres e proveitosas, acompanhadas por um lanche especial, como forma de amenizar a exaustiva carga horária que fazíamos, entrando turno afora ou até mesmo, trabalhando num terceiro turno.
Mas, o melhor estava por vir, o momento de avaliação do nosso trabalho.
Ali, de fato, os alunos vivenciavam na prática, o que aprendiam. E nós professoras: Thaís, Helena , Rosália, Irene, Vanda e eu. Fomos dedicadas e comprometidas com nossas aulas, seguíamos o combinado, durante o horário de módulo, onde estabelecíamos os objetivos de nossas aulas e as atividades práticas com que iríamos trabalhar; Destacando na na lousa, o objetivo de nossa aula, após discutirmos com os alunos a nossa proposta de trabalho. Acreditávamos que tudo isso favorecia o bom andamento da aula. O combinado passava a ser regra e o compromisso se tornava ainda, mais sério, por parte deles. Éramos cúmplice no processo ensino-aprendizagem. Nós, professoras, aprendemos a planejar nossas atividades em cada semana, cada uma dando sua contribuição na melhoria do ensino, tornando-o cada vez mais, atrativo e significativo aos alunos.
Sempre que possível nossas reuniões, eram alegres e proveitosas, acompanhadas por um lanche especial, como forma de amenizar a exaustiva carga horária que fazíamos, entrando turno afora ou até mesmo, trabalhando num terceiro turno.
Mas, o melhor estava por vir, o momento de avaliação do nosso trabalho.
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